Roteamento
Tracert - Indica o caminho que as informações fazem para um determinado destino( Rota dos Pacotes).
Roteamento Default – é usado no envio de pacotes para rede que não esta a tabela de roteamento seu router não conhece o caminho para o destino o pacote é descartado. Porem, usando-se roteamento default podemos instruir o roteador que, invés de simplesmente descartar o pacote com destino desconhecido, o encaminho para uma interface especifica de saída. Rotas Default são usadas sozinhas, devem ser configuradas em redes que possuem apenas uma interface de saída (STUB). Nada impede que rodas default sejam usadas em roteadores com mais de uma saída. Uma combinação de roteamento default com um dos outros dois tipos, estáticos e dinâmicos essa configuração funciona perfeitamente porque os roteadores usam apenas a rota default em últimos casos.
Default Gateway os próprios computadores de uma rede TCP/IP tem um papel fundamental da atividade de roteamento. Cada Host antes de transmitir uma mensagem, aplica sua mascara de sub rede ao endereço de destino do pacote se o endereço de rede calculado for igual ao próprio endereço da rede, o host constatara que o receptor esta na mesma rede então a mensagem será enviada diretamente para o host de destino. Se o host constatar que o endereço de rede do computador de destino é diferente do seu, significa que o receptor não se encontra na mesma rede e não será possível entrega a mensagem diretamente. A mensagem deve ser entregue ao roteador, para que ele providencie o encaminhamento da mensagem para rede correta, de modo a permitir que a mensagem chegue ao host de destino. Para que o processo de roteamento ocorra, casa host da rede deve ser configurado com seu endereço IP com a mascara de sub-rede, e o endereço do roteador qual a rede esta conectada default gateway
Protocolo RIP ( Routing internet protocol)- Escolhe a rota que passa pelo menor numero de roteadores para encaminhar o pacote a uma determinada rede, sendo um protocolo baseado em vetores de distancia. O vetor de distancia envia as tabelas de roteamento completa para os roteadores vizinhos, que tem então combinam as tabelas recebidas com as tabelas que já possuem e completam o mapa da rede. O RIP é indicado para redes relativamente pequenas porque tipicamente, os roteadores trocam informações sobre suas tabelas de roteamento a cada 30 segundos e a outra limitação do RIP e o máximo de saltos (15).
OSPF – Open Shortest path first – este protocolo escolhe a rota levando em consideração o estado dos links entre roteadores, quando um link sofre interrupção os roteadores que implementam o protocolo OSPF comunicam a falha aos seus vizinhos. O OSPF é bastante utilizado atualmente para roteamento de grandes redes, pois o trafico de informações para atualização das tabelas é menor do que o gerado para o protocolo RIP. Cada Roteador só enviar aos outros roteadores informações para as atualizações das tabelas a cada 30 minutos, assim os roteadores constroem na memoria um mapa de rede ao contrario do RIP que envia todas essas informações constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário