Esquema Gráfico e Textual de Modelo ER
Relacionamento Identificador
Há Casos em que o identificador de uma entidade é composto não somente por atributos da própria entidade, mas também por relacionamentos dos quais a entidade participa.
Generalização/ especialização
Através desse conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto da ocorrência das entidades genéticas.
Exercício 01:
- Ler cuidadosamente todo o texto para compreendê-lo e ter uma idéia geral do que será modelado. Lembre-se entidade é um objeto e atribuída é uma qualidade do objeto.
- Realize uma nova leitura do texto, agora sublinhado o que você acha que deve ser uma entidade (___) faça o mesmo para os atributos ( ~~~). Marque tudo (tudo mesmo sem qualquer constrangimento ).Aquilo que não será usado será desconsiderado.
- Numa folha de papel auxiliar escreva a esquerda em uma coluna todas as entidades (__) quem forem levantadas numa outra colunas a direita, escrever todos os atributos também levantados.
- Com uma linha feita a lápis uma os atributos lançados na coluna da direta das entidades que parecem pertencer, nem um atributo pode sobrar.
- Desconfiem das entidades que não tem atributo, com toda certeza elas ficarão de fora do BD. Não tenha receio risque-as.
- Tense agora perfeitamente as entidades, os relacionamentos e atributos de ambos. Ainda é necessário levantar as cardinalidades dos relacionamentos, contidas no texto.
- Desenhe o modelo conceitual.


Nenhum comentário:
Postar um comentário