terça-feira, 4 de outubro de 2011

03 de Outubro de 2011, Cristiano. Protocolo Border Gateway Protocol ( BGP )

Protocolo Border Gateway Protocol ( BGP )

É utilizado quando uma rede é conectada ao back bone, de outra rede maior. A internet é um caso tipico, os provedores de acesso possuem redes conectadas ao backbone que é mantida pela embratel. O roteamento das redes dos provedores, incluindo as redes de clientes a elas conectadas é realizada com protocolos de roteamento interno como RIP e o OSPF.

DNS

Traduz o nome de facil memorização em um número de IP, Exemplo:
200.176.112.30, o DNS irá atribuir um nome para que sua localização seja mais fácil, como:
www.google.com.br ao colocar esse endereço legível no navegador, e que vai entrar em contato com o servidor, de DNS e fazer a conversão para o número IP.

Portas

O pacote IP esta relacionado a rede, e portanto sabe apenas levar seus dados de um lado para o outro ja os pacotes TCP/IP são relacionados a aplicação ou serviços que estão enviando ou transmitindo os dados. Cada um desses serviços esta relacionado a um numero chamado porta exemplo um servidor qualquer utiliza a porta TCP 80 e oferece o serviço HTTP, enquanto a porta.

Laboratório 1

· Montar uma rede ponto-a-ponto

· Cabo par trançado, com a configuração cross-over.

· Dois computadores

Ponta A

Branco/Laranja
Laranja
branco/verde
azul
branco/azul
verde
branco/marrom
marrom

Ponto B

Branco/verde
verde
branco/laranja
azul
branco/azul
laranja
branco/marrom
marrom

Nat – Nerwork address Translation
É um técnica que consiste em reescrever os endereços IP’s ele implementa em alguns.

Modelos de roteadores que traduz o endereço IP privado em endereço válido na internet permitindo que os equipamentos de redes com endereços privados tenham acesso a internet. O nat permite uma rede local usar um conjunto de endereços IP’s para o tráfego interno na rede e um segundo conjunto de endereços para o tráfego externo, um roteador que implementa o nat, faz a localização da rede local e se conecta com a internet traduzindo o endereço IP necessário.

PROXY
O Proxy possui duas placas de rede, uma conectada a rede privada, com um endereço IP reservado e a outra ligada a internet , sua função é similar a do roteador, encaminhando pacotes da rede interna para a internet e vice-versa. O endereço IP interno reservado é substituido pelo endereço IP do proxy válido na internet para que os pacotes sejam roteados na web.

Sua função é enviar comandos simples a interface de rede e roteadores para que eles informem seu estado. Além de ser usado automaticamente pelas interfaces, é uma ferramenta muito interessante para o administrador resolver problemas na rede. O ICMP informa também a topologia da rede, no campo de dados do pacote IP é inserido mais um campo de controle chamado ICMP type field, que identifica o tipo de mensagem que o ICMP vai transportar atraves de códigos definidos pela RFC.

Pesquisa RFC

- O Echo Reply

- 1 unassigned

- 3 destination uperchable

- 4 source quench

- 30 traceroute

- 31 datagram conversion error

- 19 reserved

- 18 addres mask reply

Internet Control Messagem Protocol ( ICMP )
RFC 792
1 Host unreachable
2 protocol unreachable
3 Port unreachable

Time exceeded

0 time to live exceeded transit
1 frame reassembly time exceeded
parameter problem
0 pointer indicates the error
1 missing a required option

Exercício:
(1) Defina o que é uma rede privada.

(2) Explique o Funcionamento do Proxy.


(3) Qual é a diferença entre default gateway e NAT.

(4) Considere duas redes, interligadas por um único roteador. Desenhe as redes conforme o estudado em aula uma proteção adequada.

(5) Desenho uma rede Lan, e informe a classe a máscara de sub-rede, e a faixa dos endereços IP’s.



Nenhum comentário:

Postar um comentário